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nutrição
dyléa gaspar barros / nutricionista

Alimentação para fumantes

 

Uma alimentação planejada, saudável e com atenção especial aos fumantes, pode contribuir para sua saúde e qualidade de vida.


Fumar provoca uma produção excessiva de radicais livres, elementos químicos produzidos normalmente pelo nosso organismo. Quando em equilíbrio esses elementos são benéficos mas uma ação oxidativa excessiva provoca danos às células.

 

Uma alimentação rica em antioxidantes é a mais indicada, composta principalmente de hortaliças (verduras e legumes), frutas, alguns óleos e castanhas.


Os ingredientes, principalmente os de origem vegetal, além de participar no combate aos radicais livres, são importantes fontes de substâncias protetoras do sistema imunológico, auxiliam em processos fisiológicos e compõem uma dieta nutricionalmente equilibrada.

 

 

ANTIOXIDANTES

 

Vitaminas e Cartenóides - As vitaminas C, E, A, o beta-caroteno e o licopeno são capazes de seqüestrar os radicais livres com grande eficiência. Os fumantes absorvem 30% menos vitamina C e devem repor esta carência através da ingestão de frutas como laranja, acerola, goiaba, e outras fontes.

A vitamina E encontra-se em grande quantidade nos óleos, tem a capacidade de impedir a propagação das reações em cadeia induzidas pelos radicais livres nas membranas biológicas. Juntamente com a vitamina C e os carotenóides, constitui um dos principais mecanismos da defesa do organismo. A vitamina A é um fator importante no crescimento e na diferenciação celular e o beta-caroteno, mais importante precursor da vitamina A e possui ação antioxidante.

 

Minerais - O Selênio e o Zinco são freqüentemente mencionados na literatura como minerais antioxidantes envolvidos nos mecanismos celulares de defesa contra os radicais livres. Níveis reduzidos de selênio, nas células e tecidos têm como conseqüência concentrações menores de enzimas antioxidantes, resultando em maior suscetibilidade das células e do organismo aos danos oxidativos induzidos pelos radicais livres.

 

Flavonóides - Entre os antioxidantes presentes nos vegetais, os mais ativos e freqüentemente encontrados são os compostos fenólicos, tais como os flavonóides. As propriedades benéficas desses compostos podem ser atribuídas à sua capacidade de seqüestrar os radicais livres. O ácido elágico, exemplo de um flavonóide, encontrado principalmente na uva, morango e nozes, tem sido efetivo na prevenção do desenvolvimento do câncer, pois ajuda a conservar as membranas celulares.

 

Veja a dieta para fumantes - uma orientação com uma dieta balanceada como um todo: seus valores totais são adequados em macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais), fibras e água. A dieta privilegia o aumento de fontes de substâncias antioxidantes.

 

Atenção: Os artigos do Eufumo não tem a intenção de fornecer recomendação médica, diagnóstico ou tratamento.