defendemos o fumante, não o fumo: 
quer parar de fumar ou reduzir?
 

atividade física
artur malenoski / personal trainer

Segundo orientação da Clínica Mayo, "Participar de uma atividade física vigorosa moderada pode reduzir os riscos de doenças cardíacas fatais. Se isto for combinado com outras medidas como manter um peso saudável, tanto melhor. A atividade física ajuda a controlar o peso e a reduzir as chances de desenvolver condições que prejudicam o coração como pressão alta, colesterol e diabetes. A atividade também reduz o stress, um dos fatores prejudiciais ao coração."

 

O professor Artur Malenoski fará uma série de artigos para orientá-lo(a) na questão da atividade física.

 

antes de começar...


Antes de iniciarmos nossas matérias com relação ao Fumante e sua Qualidade de Vida devemos estar cientes de que o tabagismo é responsável por aproximadamente 5 milhões de mortes ao ano e considerado pela Organização Mundial de Saúde a maior causa de morte evitável e de maior crescimento no mundo.

 

O que é Qualidade de Vida? Segundo a Organização Mundial de Saúde é a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive, em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

 

Com esses dados, encare a prática regular de exercícios físicos como quem poupa dinheiro e saúde para uma aposentadoria tranquila. Cada hora dedicada à atividade física rende duas horas a mais de vida.

 

Os exercícios físicos favorecem o sono, o apetite, promovem o bom funcionamento dos intestinos, melhoram a concentração, ajudam a manter o equilíbrio e a coordenação motora, evitam e reduzem o sobrepeso, aumentam a quantidade cerebral das endorfinas que combatem a depressão, mas não devem ser extenuantes.

 

O que eu recomendo antes de começar uma atividade é: fazer uma Avaliação Física e com os resultados conversar com um Professor de Educação Física para obter uma orientação adequada e de sucesso para sua nova vida.

 

Bons treinos!!!

 

Atenção: Os artigos do Eufumo não tem a intenção de fornecer recomendação médica, diagnóstico ou tratamento.