defendemos o fumante, não o fumo: 
quer parar de fumar ou reduzir?
 

pneumologia
dr. X / pneumologista

Benefícios da combinação de vitaminas C e E

(Veja as fontes de vitamina C e E na nossa Alimentação para Fumantes)

 

Estudo publicado em 25/02/2006 mostra que suplementos de vitamina C podem frear a diminuição de vitamina E nos fumantes. Foi o primeiro estudo em humanos mostrando a interação destes dois antioxidantes.


Por ter maior perda dos antioxidantes protetores, os fumantes devem cuidar melhor da alimentação.

No entanto, pesquisas demonstram que apenas 8% dos homens e 2,4% das mulheres ingerem níveis adequados de vitamina E.

Os fumantes também normalmente ingerem muita carne mas poucas frutas e vegetais (maiores fontes de antioxidantes). Apesar dos fumantes necessitarem níveis mais altos de antioxidantes, sua dieta normalmente é fraca.

 

Na pesquisa, os participantes seguiram uma dieta pobre em frutas e vegetais por 3 meses, resultando numa queda nos níveis de vitamina C. Alguns receberam suplemento de vitamina C e outros um placebo. Fumantes que receberam suplementos de vitamina C tiveram o mesmo nível de queda de vitamina E dos não fumantes, enquanto que os indivíduos com deficiência de vitamina C perderam vitamina E alpha numa velocidade 25% maior que não fumantes, e Vitamina E gamma numa velocidade 45% maior.

 

"O que o trabalho demonstra é que as Vitaminas C e E devem trabalhar juntas para cumprir seu papel vital," diz Maret Traber, chefe da pesquisa realizada. "Elas têm efeito sinérgico que não será obtido pela ingestão de uma ou de outra, e níveis adequados destes nutrientes são especialmente importante para os fumantes."

 

 

mais:

Efeitos Combinados de vitaminas

 

 

Atenção: Os artigos do Eufumo não tem a intenção de fornecer recomendação médica, diagnóstico ou tratamento.