defendemos o fumante, não o fumo: 
quer parar de fumar ou reduzir?
 

estética
conceição figueiredo/ esteticista

 

Cuidados com a Pele


O fumo envelhece a pele mais do que qualquer outro agente interno ou externo.

 

A pele saudável repassa nutrientes e retira toxinas. Tem uma textura agradável e aveludada. Ao fumar, as toxinas são distribuídas por todo o organismo pela corrente sanguínea, comprometendo o transporte de nutrientes e a síntese de vitaminas importantes. O resultado é uma pele com aparência amarelada, opaca e sem vida.

 

Outros efeitos colaterais do fumo são o aumento da produção de radicais livres e a perda de vitamina C - fundamental para a formação do colágeno, que evita a flacidez muscular e a flacidez da pele. Cada cigarro rouba 25mg de vitamina C. O fumante deve procurar ingerir vitamina C que promove a formação de colágeno, e evitar aspirina, que destrói a vitamina C.

 

A combinação de fumo e álcool acelera ainda mais o envelhecimento da pele.

 

Cuidados básicos diários com a pele: Noite

  • Passar uma loção tónica de preferência sem álcool, se for pele menos jovem. Pele oleosas pode conter álcool. A loção tem a finalidade de equilibrar o pH da pele, para melhor absorver o produto que irá tratar a pele. Dependendo da idade , usar um creme apropriado à necessidade da pele.
  • Passar uma loção tónica de preferência sem álcool, se for pele menos jovem. Pele oleosas pode conter álcool. A loção tem a finalidade de equilibrar o pH da pele, para melhor absorver o produto que irá tratar a pele. Dependendo da idade , usar um creme apropriado à necessidade da pele.

 

Manhã

  • Repita os dois primeiros passos acrescentando um creme hidratante e protetor solar

 

 

Limpeza de Pele

 

A maioria dos fumantes acaba tendo uma pele mais áspera, sem brilho e sem cor saudável.

Essa pele precisa ser tratada assiduamente com cuidados especiais feitos em institutos de estética, começando por uma limpeza de pele profunda para, além de retirar cravos, desintoxicá-la.

Esse procedimento é importante, para uma melhor assimilação dos cremes.

 

 

Peeling de Diamante

 

Outro procedimento após a limpeza, que dá nova vida à pele, é o Peeling de Diamante.

 

O Peeling de diamante é um procedimento por microdermoabrasão através de ponteiras diamantadas, que vão fazendo um suave lixamento da epiderme, desgastando as células mais envelhecidas e superficiais.

 

Esta técnica dá brilho, estimula a formação do colágeno, atenua rugas superficiais, clareia as manchas e tira toda a aspereza da pele, deixando-a mais aveludada.

Uma aplicação é suficiente para notar uma mudança na sua aparência, mas o ideal para que haja uma boa estimulação do colágeno e clareamento é fazer cinco aplicações - a cada 7 ou 15 dias dependendo da necessidade.

 

 

Hidratação

 

Normalmente a pele do fumante é mais desidratada, que a do não fumante.

Cuidados diários de limpeza e uso de cremes não são suficientes - é preciso um trato mais profundo com aparelhos capazes de promover a passagem dos produtos através das diversas camadas de pele.

Os aparelhos usam correntes elétricas que, além de promover a penetração das substâncias, também estimulam todas as camadas celulares, trazendo grande benefício à pele no combate ao envelhecimento.

 

As avaliações de pele normalmente são gratuitas e sem compromisso, mas os institutos costumam pedir para marcar horário.

 

Atenção: Os artigos do Eufumo não tem a intenção de fornecer recomendação médica, diagnóstico ou tratamento.