defendemos o fumante, não o fumo: 
quer parar de fumar ou reduzir?
 

odontologia
dra. daniela prata / dentista

Periodontite e a incidência em fumantes

 

As doenças periodontais ou das gengivas, são uma das principais causas de perda de dentes em adultos (por amolecimento). Visitas regulares ao dentista são essenciais para manter a saúde das gengivas e para um diagnóstico e tratamento eficazes. O quanto antes forem diagnosticadas e tratadas, melhor e mais duradouro será o resultado do tratamento.


De um modo geral, a severidade da doença periodontal é maior em fumantes do que em não fumantes. Os fumantes também respondem menos favoravelmente ao tratamento periodontal básico.

 

Muitos estudos sugerem que as diferenças entre fumantes e não fumantes deve-se à má higiene bucal, à qual está associada a maior quantidade de placa bacteriana, que por sua vez pode estar relacionada às condições psicológicas e comportamentais do fumante, interferindo nas condições de higiene bucal.


O fumante deve ter cuidados redobrados com sua higiene bucal e visitar o dentista regularmente. Assim será mais fácil evitar ou controlar as doenças da gengiva. A halitose causada pelos problemas na gengiva também pode ser evitada ou controlada.

 

A periodontite, infelizmente, requer controle ao longo dos anos, pois tem evolução muito lenta e, como toda doença, quanto mais precocemente for diagnosticada e tratada, melhores resultados apresentará, ou seja, não haverá perda de nenhum dente.

 

Atenção: Os artigos do Eufumo não tem a intenção de fornecer recomendação médica, diagnóstico ou tratamento.