defendemos o fumante, não o fumo: 
quer parar de fumar ou reduzir?
 

cardiologia
dr. X / cardiologista

5 dicas para prevenção de problemas cardíacos
(Clinica Mayo)


1. O primeiro e principal conselho da Clínica Mayo é parar de fumar

Mas seguem a este mais 4 dicas que podem ser muito úteis aos fumantes:

 

2. Comece uma atividade

Participar de uma atividade física vigorosa moderada pode reduzir os riscos de doenças cardíacas fatais. Se isto for combinado com outras medidas como manter um peso saudável, tanto melhor.

A atividade física ajuda a controlar o peso e a reduzir as chances de desenvolver condições que prejudicam o coração como pressão alta, colesterol e diabetes. A atividade também reduz o stress, um dos fatores prejudiciais ao coração.

O ideal é praticar de 30 a 60 minutos de atividade razoavelmente intensa na maioria dos dias. No entanto, até mesmo exercícios menos intensos oferecem benefícios, então não desista caso não consiga praticar o recomendado. É possível dividir em sessões de 10 minutos e ainda assim obter os mesmos benefícios. Lembre-se: atividades como jardinagem, serviços domésticos, subir escadas e caminhar com o cachorro contabilizam no total.

Você não precisa se exercitar de forma intensa para conseguir benefícios, mas terá melhores resultados com o aumento da intensidade, duração e frequência da sua atividade.


3. Dieta saudável para o coração

Procure manter uma dieta com baixa dosagem de gordura, colesterol e sódio. (Veja a dieta elaborada para o EuFumo, especial para para fumantes).

Beba álcool apenas moderadamente - não mais que 2 doses para homens e 1 para mulheres. O álcool em doses moderadas pode ter um efeito protetor no coração. Em demasia pode ser um risco à sua saúde.

 

4. Mantenha um peso saudável

Ao aumentar seu peso, um adulto ganha mais gordura do que músculo. Este excesso de peso pode causar aumento na pressão sanguínea, aumento de colesterol e diabetes.

Uma forma de ver se seu peso é saudável é calcular o íncice de massa corporal. Mantenha-o abaixo de 25 para controlar gordura no sangue, pressão sanguínea e diminuir riscos de infarto.

Para indivíduos muito musculosos, o índice de massa corporal pode confundir, uma vez que músculo pesa mais que gordura. Procure manter a circunferência abdominal abaixo de 101.6cm (homens) e 88.9cm (mulheres).

Uma pequena redução (10%) no seu peso pode diminuir sua pressão sanguínea, seu colesterol e reduzir o risco de diabetes.

 

5. Faça exames regularmente

Talvez você nem saiba que tem problemas de pressão ou colesterol. Exames frequentes indicarão se você precisa tomar alguma atitude em relação ao seu estilo de vida.

Atenção: Os artigos do Eufumo não tem a intenção de fornecer recomendação médica, diagnóstico ou tratamento.