defendemos o fumante, não o fumo: 
quer parar de fumar ou reduzir?
 

notícias&artigos 2013
consumo autorizado de produtos perigosos por crianças e gestantes podem aumentar vendas em 10%

24/01/2013

Abrimos o ano de 2013 com uma notícia chocante: Crianças estão recebendo adesivos de nicotina, pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) e sem o consentimento dos pais, no Reino Unido.

 

Será que a moda pega no Brasil?

 

Aonde isso vai parar? 10% de aumento no faturamento justificam esta barbaridade?

 

O tabagismo é uma doença infantil, pois é normalmente quando os fumantes começam a fumar. No entanto, a reposição de nicotina sempre foi desaconselhada para gestantes, mulheres em fase de amamentação, pacientes com problemas cardíacos, hepáticos e renais e crianças.

 

Para contornar o 'problema', em 2005, sob alegação de que os riscos do tabagismo são maiores que os das terapias de reposição de nicotina, o governo britânico aprovou mudanças na legislação de licenças dos produtos para incluir esses grupos de risco. Estima-se que as medidas permitirão um crescimento de 10% nas vendas.


O período de uso permitido também triplicou: de 3 para 9 meses. (fonte: The Guardian ).

 

E agora os produtos estão sendo distribuidos nas escolas sem o conhecimento dos pais.

Crianças de 12 anos podem ser responsáveis quando se trata de medicamentos? Os vários casos de overdose de nicotina mostram que não.

A potência letal da nicotina é de 1mg/kg, o que significa que apenas 8 chicletes de 4mg são o suficiente para matar uma criança de 30kg...


Um adesivo (ou um chiclete) de 4mg equivale a 40 cigarros 'fracos'. Quantas crianças de 12 anos fumam 2 maços por dia para justificar a prescrição, SEM O CONSENTIMENTO DOS PAIS, de um produto tão perigoso?

 

 


a matéria original - tradução: EuFumo

 

Adesivos de nicotina são distribuidos a alunos de 12 anos sem o consentimento dos pais

Os adesivos são entregues por enfermeiras do Serviço Nacional de Saúde (NHS) em visitas quinzenais a escolas em Essex Há temores de que os adesivos se tornem símbolos de status entre as crianças

Mail Online - 25/01/2013 - Kerry Mcdermott

 


Adição: O NHS tem distribuido adesivos de nicotina a crianças nas escolas

O NHS está distribuindo adesivos de nicotina para as crianças sem que seus pais saibam.
Enfermeiras do NHS de South West Essex tem distribuido adesivos de nicotina aos jovens alunos durante suas visitas quinzenais às escolas, onde conversam com as crianças confidencialmente.

 

Uma mãe disse que acha que os pais deveriam ser consultados sobre a decisão de distribuir esses fortes produtos aos seus filhos.
Danielle Northcott, cuja filha de 13 anos é aluna de um colégio em Basildon onde a prática vem sendo feita disse que embora o produto possa evitar a adição das crianças, é preocupante o fato dos pais não terem sido informados.

 

A sra. Northcott também teme que os adesivos se transformem em símbolos de status entre as crianças.
"Como pais eu acho que nós deveríamos ter sido consultados sobre o assunto, e a escola deveria ter nos informado", diz a a mãe, de 39 anos, cuja filha Amaris estuda no Woodlands School em Takely End, Essex.
"O Woodlands é uma boa escola, e mesmo sem saber que os adesivos estavam sendo desitribuidos, até prefiro vê-la usando-os ao invés de fumar", disse a Sra. Northcott, acrescentando, no entanto, que o serviço provavelmente vai causar polêmica.*

 

"Alguns pais não vão concordar com o fato dos encontros com as enfermeiras serem confidenciais e isso vai dividir opiniões."
"A única coisa que me preocupa é que os adesivos se tornarão um símbolo de status e que as crianças podem querer usar apenas para parecerem bacanas entre os colegas," disse a sra. Northcott.

 


Woodlands: mãe acha que adesivo pode se transformar em símbolo de status

O NHS de South West Essex usa a empresa Vitalily para este serviço.
A Vitality, que orienta as crianças em assuntos que vão desde obesidade até os perigosdo tabagismo também distribui os adesivos nas unidades de Basildon - Laindon Health Centre, Clínica Pitsea e no Basildon Centre.

 

O NHS diz que as crianças de 12 anos tem acesso aos adesivos de nicotina através de farmacêuticos e clínicos gerais em todo o país, mas que fica a critério de cada uma aceitá-los.(sic)

 

Andy White, diretor da Escola Woodlands reconheceu que as visitas das enfermeiras ocorrem mas negou que a escola está envolvida na distribuição dos adesivos.
"Nada sei sobre isso, e ã escola não distribui adesivos, não é nossa política, mas pode ser a política do NHS," diz.

 


NHS: Encorajar os jovens a parar pode previnir que eles venham a fumar no longo prazo.

"Temos uma enfermeira que vem à escola duas vezes ao mês e os alunos podem conversar com ela se quiserem, individualmente. Quando os alunos falam com a enfermeira, é em caráter confidencial. Os pais sempre deveriam saber o que está acontecendo,e nossa política é clara," diz o sr. White.
"Se um aluno é pego fumando na escola há consequências, e sempre avisamos aospais, pois acreditamos que o problema deve ser tratado pelos pais," acresentou.

 

Um porta-voz da North East London NHS Foundation Trust, que administra o serviço da Vitality, disse: "Incentivar os jovens a parar de fumar pode impedi-los de fuma a longo prazo, e por isso é importante que eles tenham um lugar onde buscar apoio de forma confidencial."
"O serviço de apoio para parar de fumar é oferecido pelas farmácias, por clínicos gerais e serviços comunitários para cessação de tabagismo,que oferecem conselhos e apoio para qualquer um acima dos 12 anos, de acordo com as orientações do NHS e com o NICE (Instituto Nacional de Excelência Clínica)." "Algumas crianças que fumam procuram os funcionários do Vitality para obter aconselhamento e apoio para parar. Este apoio é oferecido por profissionais da saúde e pode incluir terapia de reposição de nicotina desde que a criança seja considerada apta a consentir o uso do produto."(sic)

 

O porta-voz disse que o uso de terapia de reposição de nicotina é totalmente explicado para qualquer criança que queira para de fumar.
"Sempre incentivamos as crianças a informar seus pais que estão usando os adesivos de nicotina mas eles não são obrigados a fazê-lo."(sic)

 

* Nota do EuFumo: será que esta mãe sabe do potencial perigo que estes produtos representam para a sua filha?

 

Endereço da página:

Pupils aged just TWELVE given nicotine patches by nurses on visits to schools without telling their parents

 

Atenção: Os artigos do Eufumo não tem a intenção de fornecer recomendação médica, diagnóstico ou tratamento.