defendemos o fumante, não o fumo: 
quer parar de fumar ou reduzir?
 

quero parar de fumar ou reduzir
medo de engordar - metabolismo e apetite

Cansamos de ouvir o conto da carrochinha de que deixar de fumar só engorda porque o ex-fumante passa a sentir melhor o sabor dos alimentos e torna-se um guloso contumaz. Ou que parar de fumar engorda muito pouco.

 

Não estamos aqui para trata-lo(a) como criança e contar mentirinhas para você parar. Lembra quando sua mãe falava que injeção não doía? Achamos que isso é besteira, pois nos preparamos melhor para grandes decisões quando estamos cientes de todos os riscos. Parar de fumar engorda sim. Por 2 motivos: o cigarro diminui o apetite e aumenta o metabolismo (o fumante gasta mais calorias).

 

Se você quer parar de fumar, o melhor é pensar que será uma nova atitude em relação à saúde como um todo. Verdade, você podia comer mais que seus amigos não fumantes. Podia ingerir mais calorias sem engordar tanto, tomar uma cervejinha a mais ou pedir uma mousse de chocolate de sobremesa. Ou até mesmo fazer menos exercícios.

 

Você quer parar porque quer levar uma vida mais saudável. Então prepare-se para encarar isso de uma forma holística: ao contrário dos demais sites para parar de fumar, aconselhamos a fazer dieta, sim. Dieta e exercícios. Encare como uma mudança de comportamento a favor do seu organismo.

 

Fumantes pesados tem maior probabilidade de ganhar peso ao abandonar os cigarros. Uma boa sugestão seria, antes de parar, procurar diminuir gradativamente o consumo. Mesmo que você tenha recaídas, diminuindo o consumo e se engajando numa dieta e programa de exercícios, uma coisa vai levar à outra.

Veja as dicas em "considere diminuir".

 

E siga a dica da nossa nutricionista Dyléa Gaspar Barros:

 

"A água além de ser importante para todo funcionamento corporal pode ser usada para diminuir a vontade de fumar.

 

Uma dica: consumir um copo de água gelada toda vez que sentir vontade de fumar. A nicotina é solúvel em água - isso diminui sua concentração no organismo e garante uma boa hidratação. Vários depoimentos citam o consumo de água gelada como auxílio para diminuir ou parar de fumar."

 

Atenção: Os artigos do Eufumo não tem a intenção de fornecer recomendação médica, diagnóstico ou tratamento.