defendemos o fumante, não o fumo: 
quer parar de fumar ou reduzir?
 

quero parar de fumar ou reduzir
medo de engordar - dicas da Dyléa

A nutricionista Dyléa Gaspar Barros é nossa colaboradora na seção dicas. Aqui, ela orienta quanto a uma grande preocupação principalmente das mulheres quando pensam em abandonar os cigarros: o medo de engordar.

 

Fumantes pesados tem maior probabilidade de ganhar peso ao abandonar os cigarros. Uma boa sugestão seria, antes de parar, procurar diminuir gradativamente o consumo, adaptar a dieta e começar uma atividade física.

Veja as dicas em "considere diminuir".

 

 


dyléa gaspar barros / nutricionista

Medo de engordar

 

Para muitas pessoas parar de fumar = engordar.

 

Esta é uma preocupação justa: a nicotina é um estimulante que reduz o apetite e acelera o metabolismo, aumentando a queima calórica. Um atrativo do ponto de vista estético, no entanto, significa um funcionamento metabólico prejudicado, do ponto de vista da saúde.

 

Quando o indivíduo para de fumar, o metabolismo, a queima calórica, o olfato e o paladar voltam aos padrões de funcionamento normais e saudáveis. Por este motivo na maioria das vezes, ocorre um aumento de peso.

 

O ganho de peso, quando ocorre, costuma ser muito menor do que se imagina - de 2 a 4kg no início. Apenas 1 em cada 10 pessoas engordam mais que isso, e o peso volta ao normal cerca de um ano depois.

 

Outros fatores: a quantidade de cigarros que se fuma, maior consumo de alimentos como forma de compensação, para aliviar a ansiedade ou simplesmente para ocupar o tempo. Este aumento de peso pode ser evitado com bons hábitos: uma alimentação saudável e atividade física regular que devem ser colocadas em prática antes de parar de fumar.

 

Pode até ocorrer a perda de peso: parar de fumar leva a redução do consumo de café adoçado, balas, chicletes, bebidas alcoólicas e outros alimento mais calóricos.

 

 

A contribuição da água

 

A água além de ser importante para todo funcionamento corporal pode ser usada para diminuir a vontade de fumar.

 

Uma dica: consumir um copo de água gelada toda vez que sentir vontade de fumar. A nicotina é solúvel em água - isso diminui sua concentração no organismo e garante uma boa hidratação. Vários depoimentos citam o consumo de água gelada como auxílio para diminuir" ou parar de fumar.

 

Atenção: Os artigos do Eufumo não tem a intenção de fornecer recomendação médica, diagnóstico ou tratamento.