defendemos o fumante, não o fumo: 
quer parar de fumar ou reduzir?
 

polêmica - ciência para imprensa
estudo de pueblo - colorado

O estudo relata uma queda de 41% nos ataques cardíacos em "fumantes passivos" devido à proibição do fumo na cidade.

 

O estudo mediu os índices da cidade de Pueblo em comparação a 2 outros locais vizinhos: o distrito de Pueblo (fora da cidade) e a cidade de el Paso.

 

Enquanto no distrito de Pueblo e na cidade de el Paso não houve redução significativa, na cidade de Pueblo a redução foi de 41%. Concluiram que a proibição contribui para reduzir de ataques cardíacos em "fumantes passivos".

 

Algumas falhas apontadas:

  • O número de fumantes na cidade em estudo diminuiu no período (25,9% para 20,6%).
  • o número de fumantes em uma das cidades comparadas aumentou no período (17,4% para 22,3%) - excessão para a média do país
  • Pelo fato do distrito de Pueblo ser vizinho à cidade de Pueblo, seria de se esperar que muitos habitantes trabalham ou passam parte do tempo na cidade de Pueblo - inclusive frequentando restaurantes da cidade - também se beneficiariam, o que não aconteceu.
  • Não houve nenhum levantamento sobre o estatus dos pacientes com ataques cardíacos (se eram fumantes, ex-fumantes eou não fumantes) nem um levantamento sobre quantidade de exposição deles à fumaça ambiental de tabaco.

 

 

Dr. Michael Siegel critica de forma contumaz o que chama de "Ciência para a Mídia". No seu blog, analisa os estudos publicados pela imprensa sensacionalista, a maioria pontuada por erros.

 

Atenção: Os artigos do Eufumo não tem a intenção de fornecer recomendação médica, diagnóstico ou tratamento.

 

Para saber mais sobre o Dr. Michael Siegel:

blog: The Rest of the Story

site: Tobacco Control Integrity